
Se você substituir seu computador com Windows por um novo modelo, notará que o desempenho do novo é muito melhor. No entanto, se o seu PC está ficando lento com o tempo e o trabalho está ficando cada vez mais pesado, não há necessidade de investir em um novo modelo. O Windows 10 oferece muitas maneiras demelhorar o desempenhoyaumentar visivelmente a velocidade. Mostraremos oito recursos e configurações disponíveis para acelerar o Windows 10.
Índice
- Como acelerar o Windows 10
- Desabilitar programas de inicialização automática
- Desfragmente o disco rígido e otimize as operações de leitura
- Desativar memória virtual
- Desativar efeitos visuais
- Remova programas desnecessários
- Desativar aplicativos em segundo plano
- Limpe o cache e exclua os dados inúteis
- Redefinir o Windows 10 como a última opção
domínios da web baratos
Domínios tão originais quanto as suas ideias.
Registre seu domínio com IONOS e aproveite os recursos abrangentes que temos a oferecer.
correio incluído
Certificado SSL
Asistencia 24/7
Como acelerar o Windows 10
O Windows 10 oferece várias maneiras de melhorar significativamente o desempenho do sistema. Para garantir que o desempenho não se deteriore com o tempo, vale a penaverifique regularmentefatores que o influenciam: desinstale programas desnecessários oudesfragmentar disco rígidoregularmente, por exemplo. Nas seções a seguir, explicamos o procedimento com mais detalhes e informamos quais outras estratégias existem para acelerar o Windows 10.
Conselho
Se os tempos de carregamento forem muito longos, um possível motivo é maior do que o uso médio da CPU. No artigoO que é overclock? Sintonizando a Unidade Central de Processamentonós dizemos-lhe como fazeroverclockpara a CPU e, assim, melhorar o desempenho.
Desabilitar programas de inicialização automática
Ao iniciar o computador Windows,alguns programas iniciam automaticamente. Esse recurso é particularmente útil para programas usados diariamente. No entanto, muitas vezes eles se infiltram noInício automáticoprogramas que você não precisa ou raramente usa. Esses aplicativos são executados em segundo plano após a inicialização automática e, portanto, ocupam um espaço de memória valioso. Por esse motivo, o Windows oferece a capacidade de modificar a lista de programas de inicialização automática noAdministrador de tarefas.
Siga nossas instruções para desativarinício automático de programase acelerar o Windows 10.
- Abra o Gerenciador de Tarefas com a combinação de teclas[Ctrl]+[Mudança]+ [Esc].
- Selecione a aba “aplicativos de inicialização”(o “Inicio”).
- O Gerenciador de Tarefas exibe uma lista de todos os programas instalados no computador. Na coluna de status é indicado se o início automático estáactivado o desactivado para cada programa.Pesquise na lista os processos que você não deseja iniciar automaticamente ao ligar o computador. Para alterar o status, clique com o botão direito do mouse em “Ativado” ou “Desativado” na linha correspondente e selecione a opção desejada no menu de contexto.
- Você também pode clicar com o botão esquerdo do mouse no respectivo programa e selecionar “Desativar”no canto inferior direito.
Desfragmente o disco rígido e otimize as operações de leitura
O computador armazena os arquivos em blocos de dados individuais e os lê quando necessário. No entanto, com o tempo, à medida que os dados são apagados ou os documentos existentes são salvos novamente, oarranjo desses fragmentosfica confuso Esses processos separam blocos contíguos uns dos outros (fragmentos são criados), o que reduz a velocidade de leitura. Quando você desfragmenta seu disco rígido,os dados são reorganizados,Isso permite acelerar o Windows 10. Dessa forma, não apenas a velocidade é melhorada, mas também a vida útil do disco rígido. Para desfragmentar seu(s) disco(s) rígido(s), siga as instruções abaixo:
- Abra o Exploradorjanelase selecione “esta equipe” no painel esquerdo.
- Em seguida, clique com o botão direito do mouse no disco rígido cujos blocos de dados você deseja reorganizar. Selecione a opção “Propriedades” no menu de contexto.
- Isso abre uma caixa de diálogo com informações sobre o disco rígido selecionado. Selecione a aba “Ferramentas” e depois clique em “otimizar”.
- Na nova caixa de diálogo “Otimizar unidades”, selecione o disco rígido desejado novamente com um clique esquerdo e inicie o processo de desfragmentação clicando no botão “otimizar”.
Usar
Losdiscos rígidos SSDeles não possuem cabeça de leitura e gravação, portanto, neste caso, a desfragmentação não tem vantagens e não afeta o desempenho do sistema operacional.
Desativar memória virtual
No Windows 10, a memória de trabalho virtual está ativadapor padrão. É usado quando a memória física (RAM) já está totalmente ocupada. No entanto, se o computador com Windows não tiver um disco rígido SSD, oO uso da memória virtual afeta negativamente o desempenho. Nesse caso, é recomendável desabilitar essa memória adicional para acelerar o Windows 10.
- Escreve "Exibir configurações avançadas do sistema” no campo de pesquisa na barra de tarefas e selecione o resultado.
- Na caixa de diálogo “Propriedades do sistema” que será aberta, selecione a opção “Opções avançadas”. Clique no botão “Contexto”,na seção "Desempenho".
- A janela “Opções de desempenho” será aberta. Clique em“Opções avançadas” e depois no botão “Mudar”,na seção "Memória Virtual".
- Primeiro, desabilite a opção “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação para todas as unidades”. Então você pode selecionar a opção“nenhum arquivo de paginação”.
- Para aceitar as configurações e desativar a memória virtual,confirmar seleçãoem todas as janelas abertas com “Aceitar”.
Desativar efeitos visuais
O Windows 10 não se distingue do seu antecessor apenas pelas inovações técnicas, mas também pela sua aparência elegante, que inclui muitos efeitos visuais: animações, refinamento de bordas e exibição de sombras de janelas, entre outros. No entanto, esses efeitos requerem umpoder de computação. Se o desempenho do seu computador diminuir, pode ser aconselhável desativá-los. Embora desabilitar signifique eliminar alguns elementos de design, você se beneficiará doAumentar o desempenho. Nas opções de desempenho, você pode ativar ou desativar efeitos individuais:
- Escreve "Ajuste a aparência e o desempenho do Windows” na caixa de pesquisa na barra de tarefas e selecione o resultado desejado.
- A janela “Opções de desempenho” é aberta. Por padrão, a guia necessária, “Efeitos visuais”.
- Selecione a opção “Ajustar para melhor desempenho”. Deste modo,O Windows priorizará o desempenho sobre os efeitos visuais. Você também tem a opção de definir configurações personalizadas. Para isso, você seleciona manualmente quais efeitos deseja que sejam exibidos.
- Para finalizar, confirme com “Aceitar”.
Remova programas desnecessários
A Internet oferece um grande número de programas e ferramentas que podem ser baixados gratuitamente: uma grande tentação de experimentar muitos aplicativos diferentes. No entanto, os programas ocupam valiososespaço de memória,mesmo que você não os use, o que pode reduzir o desempenho do computador. Por esta razão, é aconselhável rever regularmente a lista deprogramas e aplicativos instalados. Para acelerar o Windows 10, desinstale aplicativos desnecessários.
- abra oconfigurações do windowsclicando primeiro no ícone na barra de tarefas do Windows e depois no ícone de engrenagem.
- Selecione a opção “Aplicativos e recursos.”
- O Windows 10 exibe uma lista de todos os programas atualmente instalados. Se você encontrar um aplicativo que não usa, basta selecioná-lo com o botão esquerdo do mouse.
- Aperte o botão "Desinstalar”.
- repita este procedimentopara todos os programas que você não precisa.
Usar
A maioria dos programas exige que você sigaInstruções adicionaispara concluir a desinstalação.
Desativar aplicativos em segundo plano
O Windows executa constantemente alguns aplicativos em segundo plano para enviar informações e notificações continuamente, assim como quando você usa um cliente de e-mail. No entanto, esse recurso carrega a memória, o que, por sua vez, afeta o desempenho geral. Felizmente, nesse sentido, o Windows também oferece a opção de controlar manualmente oaplicativos rodando em segundo planoe desativá-lo geralmente ou para alguns programas selecionados.
- Para alterar as configurações dos aplicativos em segundo plano, clique no ícone na barra de tarefas do Windows e clique no botãoícone da roda dentada.
- Selecione a opção “Privacidade”.
- Selecione a seção “Aplicativos em segundo plano” no menu à esquerda.
- Desative o recurso "Permitir que aplicativos sejam executados em segundo plano" para desativartodos os recursos de notificação do aplicativo. Você também pode desativar o recursoapenas para alguns aplicativos selecionados.
Limpe o cache e exclua os dados inúteis
Todo sistema de computador possui a chamada memória cache: umbuffer de memóriaem que os programas armazenam dados para recuperação rápida a qualquer momento. No entanto, esta memória pode conter dados desnecessários que sobrecarregam o sistema. Portanto, uma das medidas mais importantes para acelerar o Windows 10 élimpe regularmente o cache.
- Escreve "Limpeza de disco” na caixa de pesquisa na barra de tarefas e selecione o resultado correspondente.
- Selecione osunidade que você deseja limpare confirme a seleção com “OK”.
- O Windows 10 calcula automaticamente quanta memória o processo de limpeza pode liberar. Você também tem a opção deselecionar e excluir arquivos manualmente.
- Selecione os arquivos que deseja excluir e confirme com “Aceitar”.
uso de memóriaafeta o desempenho do computador de maneira semelhante. Como ele também usa um cache, você pode limpá-lo para acelerar o Windows 10. Explicamos o processo no artigoLiberar memória RAM: um guia passo a passo.
Usar
E emCPU de tu ordenadorestiver sobrecarregado, isso afetará negativamente a velocidade de execução de programas e processos. Você pode ler mais sobre a CPU e os possíveis motivos de sua sobrecarga no artigoAlto uso da CPU: quais são as possíveis causas?.
Redefinir o Windows 10 como a última opção
Você implementou todas as dicas acima e ainda assim o desempenho do seu computador ainda não melhora? Nesse caso, a última opção é reiniciar o sistema. Com isso, o Windows redefinetodas as configurações do sistema para os padrões de fábricae remova todos os programas instalados. Neste processo, tem a opção de eliminar os seus dados pessoais ou mantê-los. Sempre tente esta opção antes de reformatar completamente seu sistema ou comprar um novo computador.
- para abrir oconfigurações do windows, clique no ícone do Windows na barra de tarefas e, em seguida, clique no ícone de roda dentada.
- Escolher "Atualização e segurança”.
- Clique em "Recuperación”, na zona esquerda.
- Inicie a recuperação clicando em “Começar”,na seção "Redefinir este PC".
- A janela se abreredefinir este pc”. Primeiro, escolha se deseja manter seus dados pessoais ou excluí-los completamente.
- Siga a caixa de diálogo e clique em “Restaurar” para iniciar o processo.
Conselho
função pararedefinir o windows 10também é prático se você quiservenda seu computador. Desta forma, você poderá deletar automaticamente todos os dados e assim nenhuma informação será repassada a terceiros. Nosso artigo dedicado contém mais informações sobre isso.

Como alterar programas no Windows 10 Iniciar
- Contexto
Como todos os sistemas operacionais modernos da Microsoft, o Windows 10 também integrou um recurso que permite que programas, aplicativos de serviço e processos relevantes para o sistema e definidos pelo usuário sejam iniciados automaticamente. Saiba como os aplicativos de inicialização automática funcionam e como você pode adicionar ou remover programas do Windows 10 Start.
Como alterar programas no Windows 10 Iniciar
Como usar o modo escuro do Windows 10
- Contexto
O modo escuro do Windows 10 melhora muito a legibilidade em ambientes escuros. Este modo de exibição alternativo permite que os olhos relaxem, melhora a concentração e, além disso, como a tela é escura, consome menos energia. Aqui estão as três maneiras mais comuns de ativar o modo escuro no Windows 10: nas preferências do sistema, por meio do registro e...
Como usar o modo escuro do Windows 10
Chave de produto do Windows 10: quando você precisa e onde encontrá-la?
- Contexto
Se você deseja atualizar seu PC para o Windows 10, precisará conhecer sua chave do Windows 10, também conhecida como chave do produto. Em 2016, a Microsoft começou a emitir licenças digitais para que o código seja transferido automaticamente em uma nova instalação. No entanto, em alguns casos, é necessário inserir manualmente a chave de produto do Windows 10. Nós mostramos-lhe como fazê-lo.
Chave de produto do Windows 10: quando você precisa e onde encontrá-la?
Desfragmentar Windows 10: paso a paso
- Contexto
A desfragmentação pode acelerar seu disco rígido e aumentar seu desempenho, pelo menos era antes. Sistemas de arquivos SSD modernos e suportes de dados tornam a desfragmentação desnecessária e, em casos raros, até prejudicial. Hoje, o Windows 10 cuida dessas tarefas trabalhosas automaticamente e em segundo plano, sem que o usuário sofra qualquer lag.
Desfragmentar Windows 10: paso a paso
Como acelerar o Windows 11: nove dicas
- Contexto
Sistemas operacionais como o Windows 11 são a base para acessar recursos de computação. No entanto, seu alto nível de conforto afeta o desempenho. Acima de tudo, quando um dispositivo é usado por muito tempo, ele pode se deteriorar. Mostramos como acelerar o Windows 11 ou como minimizar os efeitos negativos no desempenho do sistema operacional.
Como acelerar o Windows 11: nove dicasProdutos Associados
Servidores Cloud
Hospedagem para agências
Ofereça um serviço confiável e de alto desempenho aos seus clientes com um pacote de hospedagem da IONOS.
Artigos favoritos
Comprar e vender domínios pode ser muito lucrativo. Saiba a que deve estar atento no negócio do domínio...
Um guia passo a passo para alcançar o domínio perfeito...
Ensinamos como vincular seu próprio domínio de e-mail ao iCloud...
Um endereço de e-mail com domínio próprio transmite profissionalismo e favorece a interação online com clientes ou seguidores...
Por que esse TLD é tão popular entre empresas de TI e startups de tecnologia...
FAQs
Como acelerar o Windows 10 ao máximo? ›
- Altere suas configurações de energia. ...
- Desative os programas que são executados na inicialização. ...
- Vá para um ponto de restauração anterior. ...
- Use o ReadyBoost para acelerar o cache de disco. ...
- Desligue as dicas e truques do Windows. ...
- Impeça a sincronização do OneDrive.
- Desative os efeitos desnecessários. ...
- Desative as animações e transparências do Windows 10. ...
- Habilite o plano de desempenho máximo do Windows 10. ...
- Desative os serviços desnecessários do Windows 10. ...
- Remova programas da inicialização do Windows. ...
- Desative os sons de notificações. ...
- Desinstale programas e aplicativos desnecessários.
- Limpar o disco. ...
- Desinstalar programas inúteis. ...
- Limpar pastas, arquivos e esvaziar lixeira. ...
- Desfragmentar disco. ...
- Desativar a inicialização de programas. ...
- Manter computador atualizado. ...
- Manter o computador livre de vírus.
- Desinstalar programas e antivírus que você não usa. ...
- Desativar o Windows Defender. ...
- Apagar fotos, vídeos e arquivos que você não usa. ...
- Usar o CCleaner. ...
- Remover programas da inicialização do Windows. ...
- Limitar aplicativos em segundo plano.
- Clique em Iniciar e em Executar.
- Na caixa Abrir, digite o comando a seguir e pressione Enter. c:\windows\SYSTEM32\cleanmgr.exe /dUnidade Observação Neste comando, o espaço reservado Unidade representa a letra da unidade do disco rígido a limpar.
Clique em Energia e suspensão no menu da esquerda, depois clique em Configurações de energia adicionais, que fica abaixo de Configurações relacionadas. Clique em Escolher a função dos botões de energia no menu da esquerda. Veja se a caixa da opção Ligar inicialização rápida (recomendado) está marcada.
O que é possível fazer para otimizar o hardware e o software? ›- Faça uma limpeza no hardware. ...
- Regule seu monitor. ...
- Pensando na ergonomia. ...
- Configure seus periféricos. ...
- Um overclock pode ajudar. ...
- Escolha melhor seus programas. ...
- Desfragmentar é importante.
- Use o comando Windows+R para abrir o “Executar” e digite “msconfig”;
- Ao abrir a janela “Configuração do Sistema”, clique na aba “Inicialização do Sistema”;
- Na próxima tela, clique em “Opções Avançadas” para abrir as “Opções Avançadas de INICIALIZAÇÃO”;
- Reinicie o PC. ...
- Use o Gerenciador de Tarefas. ...
- Apps em segundo plano: encerre e desabilite. ...
- Aproveite para deletar os programas que não usa. ...
- Exclua arquivos temporários. ...
- Desabilite a inicialização automática de programas.
- Abra o Desfragmentador de Disco clicando no botão Iniciar. . ...
- Em Status atual, escolha o disco que você quer desfragmentar.
- Para determinar se o disco precisa ser desfragmentados ou não, clique em Analisar disco. ...
- Clique em Desfragment disk.
Como limpar os arquivos temporários do Windows? ›
- Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite limpeza de disco e selecione Limpeza de Disco na lista de resultados.
- Selecione a unidade que você deseja limpar e selecione OK.
- Em Arquivos a serem excluídos, selecione os tipos de arquivo a serem removidos. ...
- Clique em OK.
Seu PC está lento porque algo está usando seus recursos. Se, de repente, a execução for mais lenta, um processo de fuga pode estar usando 99% dos recursos da CPU, por exemplo. Ou, um aplicativo pode estar sofrendo um erro de memória e usando uma grande quantidade dela, fazendo com que o seu PC troque para o disco.