O que o utilitário Msconfig faz no Windows 7 em seu PC Dell? (2023)

O seguinte artigo fornece informações sobre o que é o utilitário MSConfig, como usá-lo e para que usá-lo no Windows 7.

Índice:

  1. O que é MSConfig?
  2. Como abrir MSConfig
  3. Como usar o MSConfig para diagnosticar problemas de inicialização
  4. Como usar o MSConfig para solucionar um problema de configuração
  5. Como usar o MSConfig para solucionar um problema de conflito

O que é MSConfig?

Configuração do sistemaMSConfigé um utilitário de sistema projetado para solucionar problemas do processo de inicialização do Microsoft Windows. Ele pode desativar ou reativar software, drivers de dispositivo ou serviços do Windows executados na inicialização e pode alterar os parâmetros de inicialização.

O MSConfig é fácil de usar e ajuda a solucionar muitos problemas de inicialização do Windows 7. Você pode modificar facilmente como o sistema inicializa (arquivos de inicialização), os serviços do sistema e os arquivos de inicialização de forma temporária ou permanente. Isso torna o MSConfig um utilitário de solução de problemas extremamente útil. Ele pode ser usado para acelerar os tempos de inicialização e simplificar o que carrega onde e quando o sistema é inicializado.


De volta ao topo

Como abrir MSConfig

  1. No Windows 7, pressione o botãojanelaschave e uma caixa de pesquisa aparece na parte inferior do menu Iniciar.

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (1)

  1. TipoMSCONFIGna caixa e, em seguida, pressione o botãoDIGITARtecla em seu teclado. Clique no ícone MSConfig listado no menu Iniciar.

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (2)

  1. Isso inicia o utilitário de configuração do sistema da Microsoft.

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (3)

  1. A janela do MSConfig contém 5 guias:

    Em geral
    Bota
    Serviços
    Comece
    Ferramentas


De volta ao topo

Como usar o MSConfig para diagnosticar problemas de inicialização

Problemas de inicialização -

Esses são problemas em que o sistema está tendo problemas para carregar corretamente, está demorando muito para inicializar ou está apresentando erros na tela ao inicializar. Pode até ser uma combinação dos três. Primeiro, identificamos o problema, reduzimos a causa e depois a alteramos para resolver o problema.

A guia Geral

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (4)

O MSConfigEm geralguia oferece algumas opções básicas para iniciar o seu PC. A escolha padrão para o utilitário éInicialização normal. As outras duas opções para iniciar o computador sãoInicialização de diagnósticoeInicialização seletiva.

Inicialização de diagnóstico

Isso inicia o Windows apenas com serviços básicos e drivers. Com este modo, você pode determinar se um arquivo básico do Windows é o problema. Esse tipo de inicialização fornece um ambiente mínimo para solução de problemas.

Inicialização seletiva

Isso permite que você escolha quais programas e serviços deseja abrir e quais deseja impedir de abrir na inicialização.

Se você acha que um dos programas de inicialização está causando um problema na inicialização, desmarque oCarregar itens de inicializaçãopara impedir que qualquer programa de inicialização seja iniciado. Isso é muito geral para ajudá-lo a determinar qual programa está causando o problema, mas ajudará a restringir o problema a uma determinada área.


De volta ao topo

Como usar um MSConfig para solucionar um problema de configuração

Problemas de configuração -

Esses são problemas em que novos comandos foram definidos ou antigos modificados e tiveram um efeito adverso no sistema. Isso geralmente pode ser resolvido encontrando o comando/configuração errado ou modificado e alterando-o para um que funcione ou revertendo-o de volta ao estado original.

Opções de inicialização usando a guia Inicialização

Esta guia oferece muitas opções para inicializar o computador. A parte superior da janela contém o arquivo de inicialização que o computador está usando no momento. Se houver várias partições de inicialização no sistema, você verá cada uma delas listada aqui. Você pode alterar o valor do tempo limite para o menu de inicialização e pode ver claramente quais comandos o gerenciador de inicialização está usando, para ver se há algum problema.

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (5)

Dois dos três botões fornecidos nesta janela são para fins de edição e estão esmaecidos por padrão. Existem 2 opções na lateral da página:

Tornar todas as configurações de inicialização permanentes

As alterações feitas na configuração do sistema não são rastreadas. Se você quiser fazer alterações posteriormente, terá que fazê-lo manualmente. Use este recurso com cuidado!

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (6) Observação: Selecionando Inicialização normal na guia GeralNÃO VOUfuncionar se este recurso for selecionado. Com essa configuração habilitada, você deve reverter manualmente todas e quaisquer alterações feitas.

Campo de tempo limite

O uso do Msconfig pode fazer com que a tela de seleção do sistema operacional seja exibida por trinta segundos. Como resultado, trinta segundos são adicionados ao tempo total de inicialização. Para evitar que a tela de seleção operacional apareça por trinta segundos na inicialização, altere a linha de timeout no campo Timeout para zero.

O único botão que não está acinzentado na guia Inicialização é oOpções avançadas. Clicar no botão Opções avançadas abre a caixa de diálogo Opções avançadas de inicialização. Na maioria dos casos, você provavelmente não precisará usar essas opções, mas elas podem ser úteis. Por exemplo, se você suspeitar que um problema de inicialização está sendo causado por vários processadores, pode limitar o número de processadores usados ​​para inicializar o sistema marcando a caixa de seleção Número de processadores e especificando um número.

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (7)

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (8) Observação: eu não aconselharia usar esta opção a menos que você entenda completamente o que cada ação deve fazer e qual efeito você pode esperar ver.

Opções de opção de inicialização:

As funções mais valiosas na guia Inicialização são as opções de inicialização. Você pode usar essas opções para uma variedade de soluções de problemas.

Inicialização segura mínima

Na inicialização, abre a interface gráfica do usuário do Windowsexplorador de janelasno modo de segurança, executando apenas serviços críticos do sistema. A rede está desativada.

Inicialização segura Shell alternativo

Na inicialização, abre o prompt de comando do Windows no modo de segurança, executando apenas serviços críticos do sistema. A rede e a interface gráfica do usuário estão desativadas.

Reparo do Active Directory de inicialização segura

Na inicialização, abre a interface gráfica do usuário do Windows no modo de segurança, executando serviços críticos do sistema e o Active Directory.

Rede de inicialização segura

Na inicialização, abre a interface gráfica do usuário do Windows no modo de segurança, executando apenas serviços críticos do sistema. A rede está habilitada.

Sem inicialização da GUI

Não exibe a tela de boas-vindas do Windows ao iniciar.

Registro de inicialização

Armazena todas as informações do processo de inicialização no arquivo%SystemRoot%Ntbtlog.txt.

vídeo base

Na inicialização, abre a interface gráfica do usuário do Windows no modo VGA mínimo. Isso carrega drivers VGA padrão em vez de drivers de vídeo específicos para o hardware de vídeo no computador.

informações de inicialização do sistema operacional

Mostra os nomes dos drivers conforme os drivers estão sendo carregados durante o processo de inicialização.

Número de processadores

Limita o número de processadores usados ​​em um sistema multiprocessador. Se a caixa de seleção estiver marcada, o sistema inicializa usando apenas o número de processadores na lista suspensa.

memória máxima

Especifica a quantidade máxima de memória física usada pelo sistema operacional para simular uma configuração de pouca memória. O valor na caixa de texto é megabytes (MB).

Bloqueio PCI

Impede que o Windows realoque recursos de E/S e IRQ no barramento PCI. Os recursos de E/S e memória definidos pelo BIOS são preservados.

Depurar

Ativa a depuração do modo kernel para desenvolvimento de driver de dispositivo.

Configurações globais de depuração

Especifica as configurações de conexão do depurador neste computador para que um depurador de kernel se comunique com um host de depurador. A conexão do depurador entre o host e os computadores de destino pode ser Serial, IEEE 1394 ou USB 2.0.

Porta de depuração

Especifica o uso de Serial como o tipo de conexão e a porta serial. A porta padrão é COM 1.

Taxa de transmissão

Especifica a taxa de transmissão a ser usada quando a porta de depuração é selecionada e o tipo de conexão de depuração é serial. Esta configuração é opcional. Os valores válidos para baud são 9600, 19.200, 38.400, 57.600 e 115.200. A taxa de transmissão padrão é de 115.200 bps.

Canal

Especifica o uso de 1394 como o tipo de conexão de depuração e especifica o número do canal a ser usado. O valor do canal deve ser um inteiro decimal entre 0 e 62, inclusive, e deve corresponder ao número do canal usado pelo computador host. O canal especificado não depende da porta física 1394 escolhida no adaptador. O valor padrão para o canal é 0.

nome de destino USB

Especifica um valor de string a ser usado quando o tipo de depuração é USB. Esta string pode ser qualquer valor.


De volta ao topo

Como usar um MSConfig para solucionar um problema de conflito

Questões de conflito -

São problemas como drivers, serviços ou atualizações que carregaram e alteraram outro arquivo ou estão tentando usar os mesmos recursos de um arquivo ou dispositivo existente. Para solucionar esses problemas, tentamos desativar arquivos e serviços diferentes temporariamente até identificarmos o conflito, momento em que podemos carregar outro arquivo que faça o mesmo trabalho ou atualizar e reinstalar os dois arquivos.

Trabalhando com a guia Serviços

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (9) Observação: A qualquer momento durante a solução de problemas dos serviços usando o MSConfig, você sempre pode retornar às configurações padrão selecionando Inicialização normal.

A guia MSConfig Services lista serviços e programas integrados do Windows que iniciam quando o Windows 7 é iniciado.Ou são executados periodicamente pelo próprio sistema operacional Windows. Você precisará ter cuidado ao desabilitar serviços, pois muitos são críticos para a operação do computador. Ative ou desative a inicialização de programas ou serviços marcando ou desativando a caixa de seleção ao lado do nome do programa. Isso é realmente útil quando você está solucionando problemas relacionados ao serviço.

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (10)

A maioria dos serviços do Windows 7 foi projetada pela própria Microsoft. Para facilitar a localização de serviços de terceiros, você pode clicar noOcultar todos os serviços da Microsoftbotão.

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (11) Observação: selecionar Desativar tudo não desativará alguns serviços seguros da Microsoft necessários para o sistema operacional iniciar.

Solução de problemas usando a guia Inicialização

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (12)

Essa guia lista os aplicativos executados quando o computador é inicializado. Ele mostra junto com o nome de seu editor, o caminho para o arquivo executável e a localização da chave de registro ou atalho que faz com que o aplicativo seja executado.

  1. Desmarque a caixa de seleção de um item de inicialização para desativá-lo na próxima inicialização.

  2. Se você escolheu Inicialização seletiva na guia Geral, deve escolher Inicialização normal na guia Geral ou marcar a caixa de seleção do item de inicialização para iniciá-lo novamente na inicialização.

  3. Se você suspeitar que um aplicativo foi comprometido, examine a coluna Comando para revisar o caminho para o arquivo executável.

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (13) Observação: desabilitar aplicativos que normalmente são executados na inicialização pode resultar em aplicativos relacionados iniciando mais lentamente ou não executando conforme o esperado.

Observação: É importante saber o que um serviço faz, antes de tomar a decisão de desativá-lo permanentemente. Você sempre pode fazer uma pesquisa emBingouGooglepara o serviço. Isso forneceria uma explicação do que esse serviço faz pela sua máquina. Alternativamente, você pode ir a um dos váriospáginas de terceirose veja se você pode comparar seu serviço com uma de suas listas.

Usando a guia Ferramentas

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (14)

A guia Ferramentas lista as ferramentas de diagnóstico e outras ferramentas avançadas que você pode executar para melhorar o desempenho do computador. Antes de abrir uma ferramenta, leia a descrição ao lado do nome da ferramenta para entender melhor a função que ela oferece. Para abrir uma ferramenta, selecione o nome da ferramenta na lista e clique no botão Iniciar. São ferramentas incorporadas ao sistema operacional, comovisualizador de eventose tal, mas estão todos reunidos em um só lugar nesta aba.

Depois que as alterações forem feitas, você será solicitado a reiniciar assim que fechar o utilitário MSConfig. Ao reiniciar, você verifica se as alterações feitas tiveram algum efeito. Se tiverem, você pode mantê-los e continuar a reduzir o problema. Caso contrário, volte aos padrões e tente novamente com alterações diferentes.

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (15)

What does the Msconfig utitility do in Windows 7 on your Dell PC? (16) Observação: se isso não resolver o problema, você pode ligar para o suporte técnico para obter mais soluções de problemas. Esteja ciente de que qualquer solução de problemas em máquinas fora da garantia será cobrada.


De volta ao topo

FAQs

Para que serve msconfig no Windows 7? ›

A configuração de sistema MSConfig é um utilitário projetado para solucionar problemas no processo de inicialização do Microsoft Windows. Ele pode desativar ou reativar o software, os drivers de dispositivo ou os serviços do Windows que são executados na inicialização, e pode alterar os parâmetros de inicialização.

Como melhorar o desempenho do PC pelo msconfig? ›

Ative os núcleos do processador na inicialização do sistema:
  1. Pressione as teclas Windows+R e digite Msconfig, clique em Ok;
  2. Clique na guia Inicialização do Sistema > Opções Avançadas;
  3. Habilite a opção Número de processadores e defina para o maior número disponível;
  4. Clique em Ok e reinicie o sistema.
Sep 30, 2018

Qual é a configuração do Windows 7? ›

Requisitos de sistema do Windows 7
  • Processador de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) de 1 GHz ou superior*
  • 1 GB de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits)
  • 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits) de espaço em disco disponível.
  • Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior.

Qual das ações listadas abaixo é realizada no Windows 7 diretamente pelo utilitário de configuração do sistema msconfig Exe )? ›

Qual das ações listadas abaixo é realizada no Windows 7 diretamente pelo utilitário de Configuração do Sistema (msconfig.exe)? Exibir a informação sobre o processador e a quantidade de memória do computador.

Como se usa msconfig? ›

Digite “MSCONFIG” no campo em branco sem as aspas. Aparecerá o “Utilitário de Configuração do Sistema”, aberto na guia Geral (Figura 3). Nesta guia, aparecerão 3 opções de inicialização: - Inicialização normal – Esta opção carregará todos os drivers e programas listados nas outras guias.

Como limpar a inicialização do Windows 7? ›

Windows 7
  1. Abra a ferramenta de Configuração do sistema. Clique em Iniciar, digite msconfig.exe na Caixa de pesquisa e pressione Enter.
  2. Na aba Geral, clique em Inicialização Seletiva e desmarque a opção Carregar itens de inicialização.
  3. Clique em OK.
  4. Reinicie o computador.

Como aumentar o desempenho do Windows 7? ›

Como aumentar FPS: técnicas fáceis
  1. Ativar o Modo Game no Windows 10. ...
  2. Reduza a resolução. ...
  3. Alterar as configurações de vídeo do jogo. ...
  4. Atualizar os drivers da placa de vídeo. ...
  5. Remover programas não utilizados e bloatware. ...
  6. Melhorar sua Wi-Fi. ...
  7. Faça overclock da sua placa de vídeo. ...
  8. Atualizar a placa de vídeo.
Mar 26, 2021

Como deixar qualquer jogo mais rápido? ›

Índice
  1. Desabilitar a aceleração do mouse.
  2. Aumentar a taxa de atualização da tela.
  3. Desativar o Modo de Jogo do Windows.
  4. Desligar a Xbox Game Bar.
  5. Ajustar a resolução e o modo de janela.
  6. Diminuir o input lag.
  7. Adquirir um SSD.
  8. Ajustar os efeitos visuais do Windows.
Mar 24, 2022

Como eliminar processos desnecessários? ›

Para isso, basta acessar o Gerenciador de Tarefas, marcar o item correspondente e clicar em “Finalizar processo”.

Como ver o desempenho do PC Windows 7? ›

Para acessá-la em seu Windows 7, ative o Gerenciador de tarefas por meio do atalho “Ctril + Shift + Esc”, clique sobre a aba “Desempenho” e então acione o botão “Monitor de Recursos”. “Visão Geral”, “CPU”, “Memória”, “Disco” e “Rede” são as informações mostradas pela aba aberta.

Qual a versão do Windows 7 mais completa? ›

Windows 7 Ultimate! Sem dúvida, é o ultimate, é a versão mais completa em recursos e disponibilidades do windows 7. Não caia nessas conversas, o mais leve e completo é o Windows 7 Professional.

Quanto o Windows 7 consome de memória? ›

Você precisa mais do que os requisitos do sistema?
Sistema operacionalRequisitos mínimosNossa recomendação
Microsoft© Windows© 8 64 bits2 GB8 GB
Microsoft© Windows© 8 32 bits1 GB3 GB
Microsoft© Windows© 7 64 bits2 GB8 GB
Microsoft© Windows© 7 32 bits1 GB3 GB
6 more rows

Quais são as principais novidades do Windows 7? ›

Mas a principal mudança no Windows 7 é sua maior vantagem: a compatibilidade geral com hardware, sem engasgar por falta de drivers de componentes de terceiros. O problema de drivers existiu no começo do Vista, mas foi sanado, e o Win7 tem muito do código do Vista.

Quais são as ferramentas básicas de segurança contidas na Central de Ações do Windows 7? ›

2017) São ferramentas básicas de segurança contidas na Central de Ações do Windows 7: Backup e Firewall da rede. Backup e Windows Update. Proteção contra vírus e Backup. Firewall da rede e Proteção contra vírus.

Quais são os recursos do Windows 7? ›

12 recursos legais do Windows 7 que você pode ter esquecido
  1. Monitor de Recursos. ...
  2. Monitor de Confiabilidade. ...
  3. Controle de Conta de Usuário. ...
  4. Bibliotecas. ...
  5. Grupo Doméstico. ...
  6. Agendador de Tarefas. ...
  7. Voltando ao modelo antigo da Barra de tarefas. ...
  8. Jump Lists.
Aug 14, 2012

Como executar uma inicialização simples no Windows 7? ›

Selecione Pesquisar e digite msconfig. Selecione Configuração do Sistema na lista de resultados. Na guia Geral , selecione Inicialização Normal. Selecione a guia Serviços, desmarque a caixa de seleção ao lado de Ocultar todos os serviços da Microsoft, selecione Habilitar tudo e, em seguida, selecione Aplicar.

Como fazer uma inicialização limpa do Windows? ›

Como executar uma inicialização simples:
  1. Clique com o botão direito no botão Iniciar.
  2. Clique em Search (Pesquisar)
  3. Digite 'msconfig' e pressione Enter.
  4. Clique em Serviços.
  5. Clique na caixa de seleção Ocultar todos os serviços Microsoft.
  6. Clique em Desativar tudo.
  7. Clique em Inicialização de Programas.
Dec 20, 2022

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Neely Ledner

Last Updated: 22/11/2023

Views: 6204

Rating: 4.1 / 5 (62 voted)

Reviews: 93% of readers found this page helpful

Author information

Name: Neely Ledner

Birthday: 1998-06-09

Address: 443 Barrows Terrace, New Jodyberg, CO 57462-5329

Phone: +2433516856029

Job: Central Legal Facilitator

Hobby: Backpacking, Jogging, Magic, Driving, Macrame, Embroidery, Foraging

Introduction: My name is Neely Ledner, I am a bright, determined, beautiful, adventurous, adventurous, spotless, calm person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.