O artigo a seguir fornece informações sobre o utilitário MSConfig, como ele é usado e para que pode ser usado nos sistemas operacionais Windows 8, 8.1 e 10.
Índice:
- O que é MSConfig?
- Abra o MSConfig
- Usando o MSConfig para diagnosticar problemas de inicialização
- Usando o MSConfig para solucionar um problema de configuração
- Usando o MSConfig para resolver um problema de conflito
O que é MSConfig?
A configuração do sistemaMSConfigé um utilitário de sistema projetado para solucionar problemas no processo de inicialização do Microsoft Windows. Ele pode desativar ou reativar software, drivers de dispositivo ou serviços do Windows executados na inicialização do sistema, bem como alterar os parâmetros de inicialização.
O MSConfig é fácil de usar e o ajudará a solucionar muitos problemas de inicialização do Windows 8, 8.1 e 10. Você pode configurar as opções de inicialização (arquivos de inicialização), altere temporária ou permanentemente os serviços do sistema e os arquivos de inicialização. Isso torna o MSConfig uma ferramenta de solução de problemas extremamente útil. Ele pode ser usado para acelerar o tempo de inicialização do sistema e otimizar quais arquivos são carregados onde e quando na inicialização do sistema.
Perceber: Algumas alterações foram feitas entre o sistema operacional Windows8 ou 8.1 e o sistema operacional Windows10. No entanto, MSConfig NÃO é um deles. Siga este guia para ambos os sistemas operacionais.
De volta ao topo
Abra o MSConfig
- No Windows8, 8.1 e 10, se você pressionar as teclasWindows + RPressione , a caixa de diálogo Executar é exibida.
- Além disso, no Windows8 e 8.1 você pode nobarra de charmedepoismsconfigprocurar.
- No Windows 10, ojanelasbotão ou um clique nobotão homeomenu Iniciar. Então você podeMSConfigDigite e o aplicativo aparecerá em uma lista.
- Digite na caixaMSConfige depois pressione oENTRADAtecla no teclado.
- Isso iniciará o utilitário de configuração do sistema da Microsoft.
- A janela MSConfig contém cinco guias:
- Geralmente
- Bota
- Serviços
- Início do sistema
- Ferramentas
De volta ao topo
Usando o MSConfig para diagnosticar problemas de inicialização
- Problemas iniciais:Esses são problemas em que o sistema falha ao carregar corretamente, demora muito para inicializar ou exibe erros na tela durante a inicialização. Uma combinação destes três também pode ocorrer. Primeiro, identificamos o problema, reduzimos a causa e, em seguida, alteramos a configuração para corrigir o problema.
Guia geral
a abaGeralmentedo MSConfig contém algumas opções básicas para iniciar o PC. A opção padrão para o utilitário éInicialização normal do sistema. As outras duas opções para iniciar o computador sãoDiagnosticar início do sistemaeInicialização personalizada.
- Iniciar sistema de diagnóstico:
-
O Windows inicia apenas com serviços e drivers básicos. Este modo permite determinar se um arquivo básico do Windows é o problema. Esse tipo de inicialização fornece um ambiente mínimo de solução de problemas.
- Inicialização personalizada:
-
Permite escolher quais programas e serviços devem ou não abrir na inicialização do sistema.
Se você achar que um dos programas de inicialização está causando problemas na inicialização, desmarque a caixaCarregar itens de inicializaçãoDesative para impedir que um inicializador seja iniciado. Isso é muito geral para ajudá-lo a determinar qual programa está causando o problema, mas ajudará a isolar o problema em uma área específica.
De volta ao topo
Usando o MSConfig para solucionar um problema de configuração
- Problemas de configuração:Esses são problemas em que novos comandos foram definidos ou antigos foram alterados, o que teve um impacto negativo no sistema. Isso geralmente pode ser resolvido encontrando o comando errado ou modificado, alterando o comando/configuração para um que funcione ou restaurando-o ao seu estado original.
Opções de inicialização na guia Inicialização
Esta guia oferece uma variedade de opções para iniciar o computador. A parte superior da janela contém o arquivo de inicialização que o computador está usando no momento. Se o sistema contiver várias partições de inicialização, elas serão listadas aqui. Você pode alterar o valor do tempo limite do menu de inicialização e ver quais comandos o gerenciador de inicialização usa para determinar se há problemas.
Dois dos três botões nesta janela são para edição e estão esmaecidos por padrão. Existem duas opções na página:
- Torne todas as configurações de inicialização permanentes–
-
As alterações feitas na configuração do sistema não são rastreadas. Se você quiser fazer alterações posteriormente, terá que fazê-lo manualmente. Use esta função com cuidado!
Perceber: Se você selecionar esta função, não poderá usar a opção "Inicialização normal" na guia "Geral". Se essa configuração estiver habilitada, você deverá restaurar manualmente todas as alterações feitas.
- Timeout-Feld–
-
O uso do MSConfig pode fazer com que a tela de seleção do SO apareça por 30 segundos. Por esse motivo, 30 segundos são adicionados ao tempo total de inicialização. Para evitar que a tela de seleção do SO seja exibida por 30 segundos na inicialização, altere a linha de tempo limite no campo Tempo limite para 0 (zero).
O único botão que não está esmaecido na guia Inicialização éOpções expandidas. Quando você clica no botão Opções avançadas, a caixa de diálogo Opções avançadas de inicialização é exibida. Na maioria dos casos, você provavelmente não precisará usar essas opções, mas elas podem ser úteis. Se você suspeitar que vários processadores estão causando um problema de inicialização, poderá limitar o número de processadores usados para inicializar o sistema marcando a caixa de seleção Contagem do processador e especificando um número.
Perceber: não é aconselhável usar esta opção, a menos que você entenda o que cada etapa deve fazer e quais são os efeitos esperados.
Opções de Inicialização
As funções mais importantes na guia "Iniciar" são as opções de inicialização. Você pode usar essas opções para várias tarefas de solução de problemas.
- Inicialização segura - Mínimo:
-
Quando o sistema é iniciado, a interface do usuário do WindowsExploradorAberto em modo de segurança com apenas serviços essenciais do sistema em execução. A rede está desativada.
- Inicialização segura - Shell alternativo:
-
Na inicialização, o prompt de comando do Windows é aberto no modo de segurança, que executa apenas serviços críticos do sistema. As funções de rede e a interface gráfica do usuário estão desativadas.
- Inicialização segura - Reparo do Active Directory:
-
Na inicialização, a interface gráfica do usuário do Windows é aberta no modo de segurança, que executa os serviços essenciais do sistema e o Active Directory.
- Rede de inicialização segura:
-
Na inicialização do sistema, a interface gráfica do usuário do Windows é aberta no modo de segurança, onde apenas os serviços críticos do sistema estão sendo executados. As funções de rede estão ativadas.
- Sem início da GUI:
-
A tela de boas-vindas do Windows não aparece na inicialização.
- Log de inicialização:
-
Salva todas as informações do processo de inicialização no arquivo% SystemRoot%Ntbtlog.txt.
- Vídeo básico:
-
Quando o sistema é iniciado, a interface gráfica do usuário do Windows é aberta no modo VGA mínimo. Isso carrega o computador com drivers VGA padrão em vez de drivers de vídeo para o hardware de vídeo.
- Informações de inicialização do sistema operacional:
-
Exibe os nomes dos drivers conforme eles são carregados na inicialização.
- Opções avançadas > Contagem do processador:
-
Limita o número de processadores usados em um sistema multiprocessador. Se a caixa estiver marcada, o sistema inicializará com o número de processadores especificado na lista suspensa.
- Opções avançadas > Armazenamento máximo:
-
Define a quantidade máxima de memória física usada pelo sistema operacional para simular uma configuração de pouca memória. O valor na caixa de texto é megabytes (MB).
- Opções avançadas > Bloqueio PCI
-
Impede que o Windows realoque recursos de E/S e IRQ no barramento PCI. Os recursos de E/S e memória definidos pelo BIOS são preservados.
- Opções avançadas > Depurar:
-
Ativa a depuração do modo kernel para desenvolvimento de driver de dispositivo.
- Opções avançadas > Configurações globais de depuração:
-
Especifica as configurações de conexão do depurador neste computador para permitir que um depurador de kernel se comunique com um host de depurador. A conexão do depurador entre o host e o computador de destino pode ser serial, IEEE 1394 ou USB 2.0.
- Opções avançadas > Porta de depuração:
-
Especifica que uma conexão serial e uma porta são usadas. A porta padrão é COM1.
- Opções avançadas > Taxa de transmissão:
-
Especifica a taxa de transmissão a ser usada quando a porta de depuração é selecionada e o tipo de conexão de depuração é serial. Esta configuração é opcional. Os valores válidos para a taxa de transmissão são 9600, 19200, 38400, 57600 e 115200. A taxa de transmissão padrão é de 115.200 bps.
- Opções avançadas > Canal:
-
Especifica o uso de 1394 como o tipo de conexão de depuração e especifica o número do canal a ser usado. O valor do canal deve ser um inteiro decimal entre 0 e 62 inclusive e deve corresponder ao número do canal usado pelo computador host. O canal especificado não depende da porta física 1394 selecionada no adaptador. O valor padrão para "canal" é 0.
- Opções avançadas > Nome do destino USB:
-
Especifica uma string a ser usada com o tipo de depuração USB. Esta string pode ser qualquer valor.
De volta ao topo
Usando o MSConfig para resolver um problema de conflito
- questões de conflito:São problemas como drivers, serviços ou atualizações que carregaram e modificaram outro arquivo ou que desejam usar os mesmos recursos de um arquivo ou dispositivo existente. Para corrigir esses problemas, tentamos desativar temporariamente vários arquivos e serviços até identificarmos o conflito. Podemos então carregar outro arquivo que execute a mesma tarefa ou reinstalar os dois arquivos.
Trabalhando com a guia Serviços
Perceber: Ao solucionar problemas de serviços usando o MSConfig, você sempre pode restaurar as configurações padrão selecionando "Inicialização normal".
A guia Serviços no MSConfig lista os serviços e programas integrados do Windows que iniciam na inicialização do Windows8, 8.1 e 10.Ou que são executados em intervalos regulares pelo próprio sistema operacional Windows. Você deve ter cuidado ao desabilitar serviços, pois muitos são vitais para a operação do computador. Ative ou desative os programas ou serviços marcando ou desmarcando a caixa ao lado do nome do programa. Isso é particularmente útil ao solucionar problemas relacionados ao serviço.
A maioria dos serviços no Windows8, 8.1 e 10 foram desenvolvidos pela própria Microsoft. Para facilitar a busca por serviços de terceiros, você pode clicar no botãoOcultar todos os serviços da Microsoftclique.
Perceber: Se vocêDesativar tudoSe você selecionar , alguns serviços seguros da Microsoft necessários para a inicialização do sistema operacional não serão desativados.
Solução de problemas na guia Inicialização
Essa guia permite impedir que os itens da pasta Inicialização sejam iniciados no logon. A guia fornece um link clicável para Windows8, 8.1 e 10 Task Manager, que agora controla esse recurso.
A guia Inicialização do Gerenciador de Tarefas mostra uma lista dos aplicativos de software atuais que abrem automaticamente quando o Windows é iniciado e seus status. Desative aplicativos de software individuais realçando o aplicativo e clicando em Desativar.
Perceber: desabilitar os aplicativos que normalmente são executados na inicialização do sistema pode fazer com que os aplicativos relacionados sejam iniciados mais lentamente ou não sejam executados conforme o esperado.
Perceber: é importante entender o que um serviço faz antes de tomar a decisão de desativá-lo permanentemente. Pode sempre procurar o serviço emBing
ouGoogle
levar a cabo. Isso fornece uma explicação do que esse serviço faz em seu computador. Alternativamente, você pode usar uma das várias páginas deprovedores terceirizados
visite e compare o serviço em questão com uma de suas listas correspondentes.
Usando a guia Ferramentas
A guia Ferramentas lista ferramentas de diagnóstico e outras ferramentas avançadas que você pode usar para melhorar o desempenho do computador. Antes de abrir uma ferramenta, leia a descrição ao lado do nome da ferramenta para entender melhor os recursos que ela oferece. Para abrir uma ferramenta, selecione o nome da ferramenta na lista e clique no botão "Iniciar". São ferramentas incorporadas ao sistema operacional, como oVisualizador de eventosetc., mas esta guia reúne todos eles em um só lugar.
Depois de fazer as alterações, você será solicitado a reiniciar o computador assim que fechar o utilitário MSConfig. Após a reinicialização, verifique se as alterações feitas surtiram efeito. Nesse caso, você pode manter as alterações e isolar ainda mais o problema. Caso contrário, reverta para as configurações padrão e tente novamente com alterações diferentes.
Perceber: Se isso não resolver o problema, entre em contato com o para mais soluções de problemassuporte técnicono local. Observe que todas as soluções de problemas de dispositivos fora da garantia são cobradas.
De volta ao topo
FAQs
What is the use of MSConfig in Windows 10? ›
What is MSConfig? System Configuration MSConfig is a system utility designed to troubleshoot the Microsoft Windows startup process. It can disable or re-enable software, device drivers or Windows services that run at startup, and it can change boot parameters.
What are the benefits of MSConfig? ›Advantages of MSConfig
One could use MSConfig for performing a safe mode boot. Meaning, it will only allow selective drivers/ apps to load at startup- thus allowing the diagnosis of any startup-related issues.
Press Windows key + X key. And select Run. Type msconfig in the Run box and hit Enter. On the Services tab of the System Configuration dialog box, tap or click to select the Hide all Microsoft services check box, and then tap or click Enable all.
What does number of processors mean in MSConfig? ›The number of processors, or cores, in a computer refers to the number of separate central processing units (CPUs) that are built into the device. Most laptops have only one or two cores, and increasing the number of cores beyond this will not typically have a significant impact on performance.
Does MSConfig make your PC faster? ›But 90% of the time, we tend to find that MSConfig alone is enough to make a noticeable difference in the performance of a machine, and it's much quicker and easier than going the alternative route and reformatting and reinstalling an operating system from scratch.
Is it safe to use all processors in MSConfig? ›When your system is performing small tasks, your processor will run on one or two threads and at a nominal speed, but when required, your processor will use all 4 threads on heavier tasks. But don't worry you haven't damaged your CPU but it's recommended that you let the system manage cores automatically.
How do I use MSConfig? ›Click Start , type msconfig in the Start Search box, and then press ENTER. If you are prompted for an administrator password or for a confirmation, type the password, or click Continue. On the General tab, click Selective startup, and then click to clear the Load system services and Load startup items check boxes.
How to boot using MSConfig? ›- Press the Windows Key + R.
- Type msconfig in the dialog box.
- Select the Boot tab.
- Select the Safe Boot option and click Apply.
- Choose Restart to apply the changes when the System Configuration window pops up.
Normal Startup – load all device drivers and services. Diagnostic Startup – load basic devices and services only. Selective Startup – load system services and load startup items are checked; use original boot configuration is checked but grayed out (cannot be changed).
What is reset to setup mode in BIOS? ›Resetting your BIOS restores it to the last saved configuration, so the procedure can also be used to revert your system after making other changes. Whatever situation you may be dealing with, remember that resetting your BIOS is a simple procedure for new and experienced users alike.
Is it okay to disable all services in MSConfig? ›
Disabling all services in MSConfig makes changes to the Registry i.e. HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services. Each Service Subkey has a DWORD value for Start, which sets to 4, ending up being disabled. Some services are critical for Windows to run, and if they are disabled, the login is not successful.
How do I reset everything to default? ›- Tap Settings.
- Tap General & Backup and reset.
- Tap Factory data reset.
- Tap Reset device.
- Tap Delete all.
- Type msconfig into the windows search bar and open it.
- Go to the boot tab and press advanced options.
- Ensure that the number of processors box is checked.
- Select the amount of cores you like, then press ok then apply.
The Advanced Boot Options screen lets you start Windows in advanced troubleshooting modes. You can access the menu by turning on your computer and pressing the F8 key before Windows starts. Some options, such as safe mode, start Windows in a limited state, where only the bare essentials are started.
How do I increase my boot processor? ›- Press Win+R to bid the Run dialog box.
- Type msconfig and press Enter.
- In the System Configuration window, click the Boot tab.
- Click the Advanced Options button. ...
- Place a check mark by Number of Processors.
- Choose the highest number from the menu button.
Configure MSConfig
Open MSConfig by pressing Win + R to open run and entering 'msconfig' there. Then click the Boot tab as shown below. Select the No GUI boot setting to removes the graphical moving bar during startup. Select the option, click Apply and OK to close MSConfig.